fbpx

Por que eu estou sempre com problemas financeiros?


O diálogo vai mais ou menos assim: “Eu só queria ter um pouco mais dinheiro... Viver mais tranquilo e sem preocupações financeiras. Estou cansado de nadar e nadar sem nunca chegar a lugar nenhum. Parece que tudo vai de bem a melhor para os outros, mas para mim... Nada dá certo. Os anos vão passando e nada muda.  Só vai aumentando a minha frustração. Será falta de sorte? Talvez.  Ou talvez deve haver alguma coisa errada comigo..."

O problema é tão comum que com toda certeza você já ouviu isso de alguém que você conhece ou talvez até tenha tido essa conversa com você mesmo na frente do espelho.

O que fazer para mudar essa realidade e resolver esse problema tão comum? É disso que trata esse artigo.

Uma solução 'quase mágica' para um problema muito comum

Eu gostaria de poder dizer que existe uma pílula mágica que produz resultados instantâneos e que pode resolver todos os seus problemas financeiros da-noite-para-o-dia, mas infelizmente não existe uma pílula assim; mas eu posso lhe assegurar que existe um processo que parece mágico, que garante o seu crescimento pessoal, e que resulta em paz e liberdade financeira. Interessado? Continue lendo.

A verdade é que a diferença entre aqueles que vivem com abundancia financeira e aqueles que vivem em constante estado de falta e escassez se resume numa palavra, hábitos. A diferença está nas escolhas feitas repetidamente por eles ao longo dos anos.  Escolhas se tornam hábitos; e hábitos uma vez estabelecidos moldam a nossa vida, definem nosso caráter, e finalmente determinam o nosso destino.  

A dura realidade: Sucesso ou fracasso não acontecem por acaso e repentinamente da noite par o dia. Ambos são consequência natural dos hábitos que criamos ao longo do tempo.  A sua situação financeira atual, seja ela boa ou ruim, foi criada pelas suas muitas escolhas e pelos hábitos que você desenvolveu até aqui.

A boa notícia: Você pode criar “hábitos de sucesso” e ter a sua vida financeira transformada. Você não pode modificar o passado, mas ainda pode criar um futuro diferente e determinar como a sua história vai terminar.

Você não pode modificar o passado, mas ainda pode criar um futuro diferente e determinar como a sua história vai terminar.

Click to Tweet

Se você realmente quer resultados diferentes do que você tem tido até aqui na sua vida financeira, você tem que tomar a decisão de mudar e criar novos hábitos. Não existe outra opção. Este artigo trata de 4 hábitos - que consideramos serem os primeiros passos  essenciais e indispensáveis para qualquer pessoa que deseje deixar de sabotar o próprio sucesso e que queira começar a andar na mesma trilha daqueles que estão crescendo e prosperando no que fazem. 

Quatro Hábitos Indispensáveis Para o Seu Crescimento Pessoal e Financeiro:

Hábito Número 1 - Comece a gastar somente depois de poupar.

Eu tratei dessa experiência do Warren Buffer em um outro artigo (Como poupar mais mesmo quando o que ganho não é suficiente?), mas o princípio que ele compartilha é tão útil e tão importante que vale a pena repetir aqui.

Warren Buffet  tem um amigo “pobre”. Ainda que ambos tenham crescido juntos, tenham se divertido juntos, e estudado juntos, ao contrário do Warren, esse amigo nunca ficou rico. O que exatamente fez a diferença? O que tornou um rico e o outro pobre?

Warren Buffet respondeu a essas perguntas dizendo  que a diferença foi muito pequena, mas fundamental. E continuou dizendo, “O meu amigo poupava o que sobrava depois de gastar o seu salário, eu sempre gastava o que sobrava depois de poupar. Meu amigo gastava primeiro e poupava o que sobrava. Eu poupava primeiro e gastava o que sobrava.”

A quantidade não é importante. O que interessa é a consistência. O objetivo principal aqui é criar o hábito de poupar primeiro e de gastar o que sobrar.

Hábito Número 2Invista em desenvolvimento pessoal todos os dias

Pode até parecer que crescimento pessoal não tem nenhuma correlação com crescimento financeiro, mas a verdade é que a base para a prosperidade saudável é um investimento intencional em crescimento pessoal, através do desenvolvimento de rotinas diárias que podem transformar nosso modo de pensar e, inevitavelmente, nos levar ao crescimento financeiro.

Sucesso não é algo que se persegue. Sucesso é algo que você atrai pela pessoa que você se torna.

“Um dia, meu mentor, o Sr. Earl Shoaff, me disse: 'Jim, se você quer ser rico e feliz, aprenda bem esta lição: aprenda a trabalhar mais em você mesmo do que no seu trabalho' ... O que você se torna é muito mais importante do que o dinheiro que você ganha… O que você se torna influencia diretamente o que você ganha… Sucesso não é algo que você persegue. Sucesso é algo que você atrai pelo que você se torna.” (Jim Rohn)

Se você está decidido a investir no seu crescimento pessoal mas não sabe por onde começar,  aqui estão algumas sugestões:

  • Ao invés de acordar no último minuto e começar o dia com estresse e correria e ao invés de começar o dia reagindo ao que você vê na TV, no What'sApp, ou outras mídias sociais, acorde alguns minutos mais cedo e dedique tempo para pensar e agradecer a Deus por aquilo e aqueles que fazem parte da sua vida.
  • Use esse tempo também para alimentar a sua mente. Você pode começar lendo um capítulo do livro de Provérbios na Bíblia. São 31 capítulos; um capítulo para cada dia do mês (O livro de Proverbios é um manual para uma vida de sucesso e sabedoria ).
  • Aumente também o seu conhecimento financeiro e dos hábitos por tras de vidas bem sucedidas através da leitura de bons livros. Veja algumas sugestões abaixo.
  •  Comece um curso online e comece dia a dia a desenvolver uma nova habilidade profissional que torne possível ganhar mais e traga mais senso de realização para você.  Talvez você tenha que acordar uma hora mais cedo para isso ou tenha que dedicar um tempo à noite antes de dormir.

Decidido a investir mais no seu crescimento pessoal e financeiro?

Registre o seu email e faça parte da nossa comunidade. Você receberá conteúdo exclusivo, inspiração, e encorajamento que lhe ajudarão a experimentar resultados extraordinários na família, no trabalho, e na vida.

Hábito Número 3Pare de tentar impressionar outras pessoas.

“Nada vai fazer você quebrar mais rápido do que tentar impressionar os outros... Comprando coisas que não precisa com dinheiro que não tem, para impressionar pessoas de quem não gosta.”  (Dave Ramsey)

 Sacrifícios são feitos, dívidas são criadas, problemas financeiros são alimentados quando tentamos parecer bem sucedidos para impressionar ou ganhar a admiração de outros. Símbolos de status custam caro, criam aparência de sucesso, enquanto destroem a possibilidade de criação de verdadeira liberdade e paz financeira (se tão somente você pudesse ver a triste realidade por traz dos bastidores de tantas estórias e imagens de “sucesso” nas mídias sociais...)

A verdade: As pessoas que realmente amam você, ficam felizes com a sua presença independentemente do carro que você usou para chegar até eles, independente da marca da roupa que você estiver usando, e ficam felizes com uma chamada sua sem nunca se importarem com o tipo de telefone que você usou para ligar. Muita dor financeira resulta de se gastar o que não se tem por causa da necessidade de impressionar pessoas que não se importam realmente conosco.

Isso significa que você não pode comprar o que gosta? Pelo contrário. Nós cremos aqui que você deve comprar o que você valoriza e gosta; desde que você possa comprar sem criar uma nova dívida e somente depois de ter poupado uma porcentagem do que você ganha. Lembra do hábito número 1? O segredo para a liberdade financeira é simples: Poupe primeiro e gaste o que sobrar. O segredo da pobreza é bem parecido: gaste primeiro e poupe o que sobrar.

Hábito Número 4Crie o hábito de não fazer novas dívidas.  Pare a hemorragia.

O primeiro passo para salvar a vida de um paciente que está perdendo sangue devido a uma lesão ou trauma é encontrar uma maneira de parar o sangramento.  Se você tem dívidas, o primeiro passo para paz e liberdade financeira é parar, o mais rápido possível, de criar novas dívidas. Dívidas são uma espécie de hemorragia. Você jamais terá saúde, paz, e liberdade financeira se você continua alimentando o hábito de criar novas dívidas todas as vezes que você quer alguma coisa. Pare a hemorragia de uma vez por todas.

“Se você pretende alcançar liberdade financeira, você tem que pensar de maneira diferente da maioria. Isso começa reconhecendo que criar dívidas não pode ser visto como algo normal. A criação de dívidas deve ser reconhecida como o fator mais vicioso, pernicioso e destruidor do seu potencial de construir riqueza. Dívida não pode ter lugar na sua vida financeira.” ( JL Collins)

Todas as vezes que você usa um cartão de credito você está criando uma nova divida. Pare a hemorragia. Entenda de uma vez por todas, apesar do que a financiadoras, vendedores, e vendedores dizem, que se você não pode pagar à vista você não tem condições de fazer essa compra. (As únicas exceções aqui são a compra de uma casa – por ser um bem que tende a crescer em valor ou se você tem que financiar um tratamento médico ou cirurgia). Nosso mantra aqui é simples: “Diga não a dívidas. A todo custo. É possível”. Como um viciado em recuperação, viva um dia de cada vez, resista a tentação um dia de cada vez. Decida a cada manha que hoje você não vai criar uma nova dívida por menor que ela seja e mesmo que a oferta seja de 0% de juros.

Dívida não é uma passagem para a “boa vida” e o sucesso; é uma passagem somente de ida para um lugar de frustração, ansiedade, e ruina financeira.

Sugestões de Leitura:

Para saber como investir diariamente em crescimento pessoal desenvolvendo rotinas e hábitos matinais que podem transformar a sua vida e a sua conta bancária leia: O milagre da manhã por Hal Elrod

Para aprender um caminho simples para liberdade financeira: O Homem Mais Rico da Babilonia  por George S Clason

Para aprender os segredos do sucesso financeiro e começar a caminhar a mesma trilha dos milionários: Os Segredos da Mente Milionária (T. Harv Eker)

Da mente para o coração, do coração para vida:

“Lembre-se, o momento em que você assume total responsabilidade por tudo em sua vida, é o momento em que você pode começar a mudar qualquer coisa em sua vida.” (Hal Erold)

O que você acha de abrir um conta de poupança e começar a fazer transferências automáticas toda semana ou todo mês? A quantidade não é importante. O que interessa é a consistência. O objetivo principal aqui é criar o hábito de poupar primeiro e de gastar somente o que sobra.

Você concorda que atrasar gratificação é sinal de maturidade? Diariamente eu e você somos bombardeados, de uma versão ou outra, da mesma mensagem - "Por que  esperar? Compre agora,  pague depois". Você está realmente decidido a parar de criar novas dívidas? E como você vai lidar com essa tentação diariamente?

Não tem preço o bem-estar que se experimenta quando finalmente desistimos de tentar impressionar outras pessoas. É quando nos tornamos livres para criar verdadeiro sucesso e prosperidade. O que você acha?

O que você vai fazer a partir de hoje para investir no seu crescimento pessoal diariamente?

Compartilhe:

 

Enriqueça o diálogo. Deixe o seu comentário: 

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}

Sobre o Autor:

Luciano escreve nas áreas de finanças, empreendedorismo, e desenvolvimento pessoal.  

Fundou a LoanHouz e o Ellus Group e contribui como voluntário em programas de educação financeira para famílias e comunidades.


Temas:

crescimento pessoal, Dívidas, Hábitos


ARTIGOS RELACIONADOS:

Como ensinar bons hábitos financeiros aos seus filhos
As Sete Curas Para Uma Carteira Magra

Sobre Links de Afiliados:

Alguns dos links nesse post são "links afiliados". Isso significa que, se você clicar no link e comprar o item, nós receberemos uma comissão de afiliado.  Isso nos ajuda a manter o nosso site e a continuar dedicando-nos para trazer o melhor conteúdo para você.  Nós somente recomendamos produtos ou serviços que usamos pessoalmente ou que acreditamos trarão benefícios e agregarão valor aos nossos leitores. Estamos divulgando isso de acordo com o 16 CFR da Comissão Federal de Comércio, Parte 255: "Guias sobre o uso de recomendações, testemunhos, e depoimentos em publicidade.

>