fbpx

E se os Seus Hábitos Estiverem Bloqueiando o Seu Crescimento Financeiro?


Hábitos são a causa do nosso sucesso ou fracasso em qualquer área da vida. Pobreza e riqueza não acontecem de repente. Fracasso ou sucesso financeiro são o resultado cumulativo, ao longo do tempo, de formas específicas de se pensar e agir. Este artigo é uma conversa sobre como podemos desenvolver hábitos de sucesso.

SUCESSO OU FRACASSO FINANCEIRO NÃO SÃO EVENTOS ISOLADOS E REPENTINOS QUE ACONTECEM DA NOITE PARA O DIA.


Por mais duro que seja admitir, a realidade a sua situação presente é  resultado dos hábitos que você desenvolveu ao longo tempo. 


“Plante um pensamento, colha uma ação; plante uma ação, colha um hábito; plante um hábito, colha um caráter; plante um caráter, colha um destino."

- Charles Reade

"Nós somos o que fazemos repetidamente. Excelência, portanto, não é um ato, mas um hábito."

 - Aristóteles

“Qualquer ato repetido muitas vezes forma um hábito." 

-Tyron Edwards

“A verdade é que você não quebra um mau hábito; você somente o substitui por um bom hábito."

- Denis Waitley

Torne-se em uma pessoa capaz de alcançar os seus objetivos

Já que estamos falando da criação de hábitos que levam ao sucesso, vamos refletir juntos, por um momento, na vida de Benjamin Franklin, porque ele dominou essa arte de tornar-se uma pessoa capaz de grandes realizações através do desenvolvimento de hábitos que levam ao sucesso.

Benjamin Franklin começou como assistente de serviços gerais e aprendiz em uma firma de impressão gráfica. Anos mais tarde, ele era reconhecido como o líder político mais respeitado dos Estados Unidos, um excelente escritor, e um empreendedor de sucesso. Ele se tornou o primeiro milionário nas colônias americanas e hoje sua foto está na maior nota do dólar Americano.


Como isso aconteceu? 


Brian Tracy, em seu livro "Million Dollar Habits: Proven Power Practices to Double and Triple Your Income", explica:

"Um dia Franklin olhou a sua própria vida e não gostou do que viu. Ele reconheceu que muitas das suas atitudes e muitos dos seus hábitos não estavam produzindo bons resultados nem na vida, nem no trabalho, e muito menos na sua vida financeira. Ele resolveu mudar criando um plano para desenvolver nele mesmo as qualidades que ele admirava em alguns líderes do seu tempo.

Benjamin Franklin-$100.00

Ele iniciou escrevendo uma lista de 13 hábitos que ele mais admirava nesses líderes. Ele então se concentrou em praticar uma dessas virtudes a  cada mês. Durante a semana, enquanto fazia outras coisas, ele pensava em maneiras criativas de praticar essa virtude (auto-disciplina, humildade, generosidade, paciência, ou qualquer outra) em todas as ocasiões e oportunidades que surgissem. Com o tempo esses hábitos se tornaram automáticos e parte de seu caráter.


Benjamin Franklin se tornou uma das personalidades mais populares da época. Influente tanto em Paris como embaixador dos Estados Unidos quanto durante a convenção constitucional, quando a constituição dos Estados Unidos foi criada." Trabalhando em si mesmo para desenvolver hábitos de excelência pessoal, ele se tornou uma pessoa capaz de alcançar o sucesso que ele desejava.


Sucesso deixa pistas – Existe uma receita pronta para nós.


O planejador financeiro e autor do livro “Rich Habits” Tom Corley passou mais de cinco anos observando as diferenças na vida diária de um grupo composto de 350 pessoas ricas e pobres. Ainda que as pessoas mais ricas não sejam necessariamente exemplos perfeitos de virtude, pessoas que crescem financeiramente têm uma série de hábitos comuns entre elas.

Ele estudou como eles vivem, trabalham, dormem, como usam o tempo livre, como se alimentam, rotina de exercício, etc. Aqui estão alguns dos resultados do estudo e a pistas deixadas para nós:


  • 70% dos Ricos no grupo observado cuidam da alimentação comendo menos comidas processadas e “fast-food” do que as pessoas mais pobres do grupo.
  • 76% dos ricos fazem exercícios aeróbicos (Caminhar, correr, natação, ou bicicleta) regularmente. Somente 23% dos mais pobres fazem exercícios
  • 63% dos ricos ouvem livros de áudio ou um bom podcast durante o translado para o trabalho ou enquanto fazem exercícios físicos versus somente 5% das pessoas mais pobres no grupo.
  • 81% dos ricos fazem uma lista das atividades mais importantes a serem feitas no dia enquanto somente 19% dos pobres programam o dia.
  • 67% dos ricos escrevem seus alvos e objetivos enquanto somente 17% dos considerados pobres do grupo tinham objetivos escritos.
  • 88% dos ricos lêem por pelo menos 30 minutos todos os dias para crescimento pessoal ou profissional versus 2% para os pobres.
  • 67% dos ricos assistem menos de 1 hora de TV todos os dias contra 23% dos mais pobres no grupo.
  • Somente 6% dos ricos assistem reality TV shows contra 78% dos pobres.
  • 44% dos ricos no grupo acordam 3 horas antes do início do trabalho, contra 3% dos pobres.
  • 86% dos ricos acreditam em investir tempo para desenvolvimento pessoal todos os dias contra 5% nos pobres.
  • 86% dos ricos tem o hábito de ler enquanto somente 26% dos mais  pobres no grupo cultivam esse hábito.


Como Você Pode Começar Criar Novos Hábitos Hoje Mesmo:


Gary Keller, no livro "A única coisa: a verdade surpreendentemente simples por trás de resultados extraordinários", nos diz que o segredo por trás do sucesso é escolher o hábito certo e começar a praticar esse hábito de forma  intencional e consistente  até que o habito se estabeleça. Não  se trata de ser uma pessoa disciplinada ou não. À medida que um bom hábito começa a fazer parte de nossa vida, outros pensam que somos  pessoas disciplinadas, quando na verdade é o novo hábito que está trabalhando para nós.


Então a pergunta mais importante aqui seria, “em quanto tempo podemos criar um novo hábito?” 


Pesquisadores da University College of London estudaram exaustivamente  o momento em que um novo comportamento se torna automático. A pesquisa concluiu que se leva uma média de 66 dias para se formar um novo hábito. 


DA MENTE PARA O CORAÇÃO, DO CORAÇÃO PARA A VIDA:


Pense em um líder ou uma pessoa que você admira. Que qualidades você vê nessa pessoa que você gostaria de desenvolver na sua própria vida? Escreva a sua lista.


Quais dos hábitos de pessoas bem-sucedidas mencionados por Tom Corely acima você pode começar a adicionar na sua vida a partir de hoje?


Se maus hábitos não podem ser quebrados mas somente substituídos por bons hábitos como diz Denis Waitley, que mau hábito você pensa está mais afetando a sua vida financeira e que bom hábito você pode começar a praticar e desenvolver para pouco-a-pouco substituir esse mau hábito?


Pronto para dar o primeiro passo?


  • Pense em um hábito que você gostaria de criar.
  • O que você poderia fazer hoje mesmo para dar o promeiro passo na direçao de desenvolver esse hábito?
  • Importante:  Crie somente um hábito de cada vez. Dê tempo suficiente (pelo menos 66 dias) para um novo hábito se formar antes de decidir criar um outro hábito.

Compartilhe:

 

Enriqueça o diálogo. Deixe o seu comentário: 

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}

Sobre o Autor:

Luciano escreve nas áreas de finanças, empreendedorismo, e desenvolvimento pessoal.  

Fundou a LoanHouz e o Ellus Group e contribui como voluntário em programas de educação financeira para famílias e comunidades.


Temas:

crescimento pessoal, Hábitos


ARTIGOS RELACIONADOS:

Como ensinar bons hábitos financeiros aos seus filhos
As Sete Curas Para Uma Carteira Magra

Sobre Links de Afiliados:

Alguns dos links nesse post são "links afiliados". Isso significa que, se você clicar no link e comprar o item, nós receberemos uma comissão de afiliado.  Isso nos ajuda a manter o nosso site e a continuar dedicando-nos para trazer o melhor conteúdo para você.  Nós somente recomendamos produtos ou serviços que usamos pessoalmente ou que acreditamos trarão benefícios e agregarão valor aos nossos leitores. Estamos divulgando isso de acordo com o 16 CFR da Comissão Federal de Comércio, Parte 255: "Guias sobre o uso de recomendações, testemunhos, e depoimentos em publicidade.

>