As sete curas para uma Carteira Magra
Às vezes, só precisamos ser lembrados daquelas coisas importantes que já sabemos, mas que, por alguma razão, acabaram em algum canto esquecido e empoeirado de nossas mentes."O Homem Mais Rico da Babilônia" está na minha lista de livros favoritos. Me faz lembrar coisas importantes e da maneira mais simples possível: Através de uma estória...
O rei chamou o seu conselheiro para fazer a pergunta que estava inquietando a sua mente naquele dia: “Porque tão poucos são capazes de adquirir todo o ouro?” - “Porque eles sabem como”, respondeu o conselheiro. ” O rei então indaga, “Não devia todo o povo aprender como acumular ouro e assim se tornarem ricos e prósperos? Quem na cidade sabe melhor como se tornar rico?” - “Arkad, O homem mais rico da Babilônia". Arkad havia começado a vida como escravo, mas com o tempo, conseguiu comprar sua liberdade e conseguiu acumular uma grande fortuna.
O rei então convocou Arkad e lhe conferiu a tarefa de compartilhar seus segredos e ensinar o caminho para a riqueza àqueles que queriam aprender como prosperar. Arkad reúne essas pessoas e lhes ensina as “Sete curas para uma bolsa magra”. Aqui estão as lições:
1 – “Comece a engordar sua bolsa”
A primeira cura e primeiro passo na direção da prosperidade, diz Arkad, é “começar a engordar nossa bolsa” independentemente do tamanho do salário que recebemos. A décima parte da nossa renda deve ser poupada. Ajustar a vida a esse hábito aprendendo a viver com 90%, é uma condição indispensável para a prosperidade.
Arkad jamais esqueceu a sabedoria daquele que lhe ensinou primeiro o caminho da riqueza, Algamish, “...A riqueza, como uma arvore, cresce de uma pequena semente..." Repita para si mesmo, “somente uma parte do que eu ganho é minha para gastar”. Diga isso pela manhã ao acordar. Diga isso ao meio-dia, diga isso a você mesmo antes de dormir. Imprima essa ideia em sua mente. Modifique as suas despesas se necessário, mas coloque 10% da sua renda à parte primeiro. À medida que essa poupança cresce você vai experimentar uma nova motivação. Uma nova alegria surgirá em sua vida. Novos esforços viram para você ganhar mais.”
A Primeira Cura:
“Comece a engordar sua bolsa”
“Somente uma parte do que eu ganho é minha para gastar...
Eu também tinha uma bolsa magra... Mas quando comecei a tirar da bolsa apenas nove partes das dez que coloquei”, disse Arkad, “ela começou a engordar".




2- “Controle suas despesas.”
O tamanho do seu salário não é a coisa mais importante para construir riqueza. O mais importante é concentrar-se na forma como esse dinheiro é gasto. O que torna uma pessoa rica não é o salário que ela ganha, mas o que essa pessoa faz com o salário que ganha.
Necessidades são poucas, Desejos são muitos. Nunca permita que suas despesas cresçam no mesmo ritmo do crescimento da sua renda. Isso é chamado de “inflação de estilo de vida”. inflação de estilo de vida acontece quando seus gastos com "desejos" aumentam à medida que sua renda aumenta. Ter mais dinheiro e mais espaço no seu orçamento traz consigo a tentação de preencher esse espaço com uma casa mais cara, um carro mais novo, idas mais frequentes a restaurantes, viagens mais caras – e a lista continua.
A Segunda Cura:
“Controle suas despesas.”
“O que cada um de nós chama de 'despesas necessárias' tende a crescer para igualar nossas rendas, a menos que lutemos contra o isso”, afirmou Arkad. "Não confunda as despesas necessárias com os seus desejos... Gratifique seus desejos que valem a pena sem gastar mais que nove décimos do que ganha ".




3- “Faça com que o seu ouro se multiplique.”
Poupar dinheiro não significa escondê-lo debaixo do colchão, em potes de vidro no quintal ou dentro de livros. Suas economias devem trabalhar para você, permitindo que seu dinheiro gere mais dinheiro.
Assegure-se de que todo o dinheiro economizado seja mantido em contas que paguem os maiores juros disponíveis. Invista uma parte do seu dinheiro. Faça de poupar e investir um hábito mensal.
A Terceira Cura:
“Faça com que o seu ouro se multiplique.”
"A riqueza de um homem não está nas moedas que ele carrega na bolsa; Mas na renda que essas moedas geram. Isso é o que você deseja: uma renda que continua a vir, quer você trabalhe ou viaje.




4- “Proteja seus tesouros das perdas”
Proteger seus tesouros contra perdas, funciona em conjunto com a terceira cura. O sucesso não com o seguir as tendências financeiras mais recentes ou promessas de retornos elevados e sem risco. Sucesso financeiro também não vem por seguir alguém que promete um novo esquema para ganhar dinheiro no qual ninguém jamais pensou antes. Em vez disso, estas são as formas mais seguras de perder os seus tesouros.
Proteger seus ativos. Fuja das promessas de ficar rico de forma fácil e rápida.
A Quarta Cura:
"Proteja seu tesouro contra perdas"
Investindo apenas onde seu principal estiver seguro, onde possa ser retirado se necessário e onde você não deixará de receber dividendos. Consulte homens sábios. Obtenha o conselho de quem tem experiência no manejo lucrativo do dinheiro. Não se deixe enganar pelos seus próprios desejos de enriquecer rapidamente.




5- “Faça da sua habitação um investimento lucrativo.”
Comprar uma casa pode ajudar na acumulação de riqueza a longo prazo. No entanto, uma vez paga a hipoteca, a maior despesa mensal de uma família é eliminada e pode então ser utilizada para outros fins. É muito mais difícil para quem aluga atingir este nível de liberdade financeira.
A aquisição de uma casa própria é sempre preferível ao aluguel. Eventualmente, os pagamentos da hipoteca terminarão e um patrimônio terá sido construído. Não existirá patrimônio depois de anos pagando um aluguel.
A Quinta Cura:
“Faça da sua habitação um investimento lucrativo.”
"Assim, muitas bênçãos serão concedidas ao homem que possui sua própria casa. E isso reduzirá enormemente seu custo de vida, disponibilizando mais de seus ganhos para prazeres e satisfação de seus desejos."




6- “Garanta sua renda futura.”
Uma pessoa precisa olhar para além de poupar no presente. Um plano de aposentadoria é essencial para se preparar para o futuro que rapidamente se torna o nosso presente. Ademais, além de ter um plano para aposentadoria, devemos planejar obter seguro por invalidez, vida, e para cuidados de saúde a longo prazo.
É preciso garantir o bem-estar de si mesmo e de seus entes queridos no futuro. Enfermidades, acidentes, e morte prematura têm afetado e arruinado famílias e as suas finanças desde tempos imemoriais.
A Sexta Cura:
“Garanta sua renda futura.”
“Nenhum homem pode se dar ao luxo de não garantir um tesouro para sua velhice e para a proteção de sua família, não importa quão prósperos sejam seus negócios e investimentos.”




7- “Aumente sua capacidade de ganhar mais.”
A última cura enfatiza o que Indivíduos de sucesso têm uma coisa em comum: Estão sempre investindo em si mesmos aprendendo a se tornar melhores. O desejo de melhorar permite que um indivíduo ganhe mais e se torne um melhor investidor.
Arkad trata da importância de aumentarmos o valor que agregamos a outros, de adquirirmos mais conhecimento e experiência e de Investirmos em nós mesmos.
Não trabalhe somente por dinheiro. Trabalhe para aprender uma nova habilidade. Veja o seu trabalho como uma oportunidade de ser pago para aprender e ser treinado. Por exemplo, pode valer a pena trabalhar para um fotógrafo comercial mesmo não sendo pago para aprender o negócio da fotografia comercial. Trabalhar em um salão de beleza para aprender o ramo de salões. Trabalhar para um construtor, para aprender o ramo da construção.
A Sétima Cura:
“Aumente sua capacidade de ganhar mais.”
"Quanto mais sabedoria obtemos, mais poderemos ganhar. O homem que procura aprender mais sobre seu ofício será ricamente recompensado. Cultive suas próprias habilidades, estude e torne-se mais sábio, torne-se mais hábil... "




Embora "O Homem Mais Rico da Babilônia" esteja se aproximando dos 100 anos de publicação, os princípios que ele ensina são tão importantes hoje como eram há centenas de anos. Os princípios são atemporais, comprovados, e trouxeram sucesso financeiro às gerações de pessoas que os aplicaram.
“Babilônia se tornou a civilização mais rica do mundo antigo porque os seus cidadãos eram as pessoas mais ricas do seu tempo. Eles praticavam bons princípios para ganhar dinheiro, manter o dinheiro, e fazer seu dinheiro ganhar mais dinheiro.” (G.S. Clason)
É sua vez agora.